Adicionar Coleção

 

Uma Coleção é um agrupamento de informações já existentes em sua página segundo um ou mais critérios estabelecidos. Sua maior vantagem é organizar e exibir conteúdos de uma forma dinâmica, já que toda vez que esta coleção for acessada ela realizará uma busca segundo os critérios que a compõem. Os critérios podem ser de vários naturezas, entre eles tipo de conteúdo, datas, palavras-chave, categorias, descrição entre outros.

 

Neste exemplo mostraremos a criação da coleção com o critério etiqueta (TAG) que são palavras chaves, previamente cadastradas em qualquer elemento dentro do seu conteúdo (pastas, páginas, documentos, etc)

1) Vamos criar tag para as pastas

coleção_00.png

 

2) Temos que criar uma palavra chave para a pasta selecionada, não necessita seguir nenhuma ordem ou formatação
pois não será mostrada para usuário.

coleção_01a.png

 

3) Próximo passo é criar o item em: Adicionar item/Coleção

 

coleção_01.png

 

 

4) Adicionando

 

coleção_03.png

 

1 - Identificar com o nome da coleção
2 - Selecionar o tipo, neste exemplo escolhemos o item Texto/Tag

Em outros casos essa seleção pode ser feita por: tipo, local(pasta), nome curto, datas, descrição, título

3 - Selecione o item "corresponde com qualquer um de" ou "corresponde com todos de"

4 - Escolhe o critério desejado

5 - Defina o tipo de ordenação

6 - Apresenta uma pré-visualização do resultado selecionado

Após feito a criação da Coleção, ela poderá ser visualizada na página principal através do item Exibição e também criado na forma de Portlet