Sobre nós


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O Núcleo de Processamento de Dados (NPD) é um órgão suplementar vinculado a Pró-Reitoria de Administração (PAD), apoiando diversos setores da UEM na área de informática, por meio dos serviços e gestão da tecnologia da informação.

Blocos Interativos Centralizados

Estrutura

Administração

Vagas de Estágio

Perguntas Frequentes

Atendimentos

O Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da Universidade Estadual de Maringá recebeu de 2015 até 2024 em média superior a 2.000 chamados por ano, o que representa mais de 7 chamados por dia útil. Esse número caiu após a pandemia COVID-19 porém se mantém uma crescente acima 1.000* chamados/ano, chegando a mais de 4.000 chamados/ano em 2024.

O valor total maior anteriormente a 2015 se deve à maior atendimento de infraestrutura de redes e suporte ao usuário final. Se analisarmos o desenvolvimento de sistemas, existe uma crescente a cada ano, havendo uma alta demanda por software, em contrapartida podemos ver no gráfico abaixo a diminuição da equipe de analistas devido às aposentadorias e baixa contratação, resultando atualmente em menos da metade de funcionários que já tivemos há 15 anos atrás .

* Importante destacar que em 2023 em diante houve melhorias nos processos internos, forçando o uso do Redmine nas solicitações de serviço, diminuindo atendimentos não registrados como via telefone e e-mail, por isso aumento enfático nesse período.

Redmine

Em conformidade com o Acórdão no. 963/2022 do Tribunal de Contas (TC), que trata da implementação dos requisitos de governança da tecnologia da informação e especialmente da criação de diretrizes para avaliação de desempenho dos serviços de TI, a partir de 17/04/2023, todo serviço a ser solicitado ao NPD deve ser feito pelo sistema de serviços Redmine.

Na tabela a seguir temos a quantidade de chamados abertos no Redmine, por Divisão

* A quantidade de atendentes está incluso efetivos, temporários e estagiários.

Notícias e Publicações

Avaliação dos Serviços de TI em 2025

Comparativo da pesquisa de satisfação com relação aos serviços de TI dos últimos 3 anos.

Atendimentos em 2024

Em 2024, o NPD recebeu 4.045 solicitações de serviços , um crescimento de 45,24% em relação ao ano anterior.

Atendimentos em 2023

Em 2023, o NPD recebeu 2.785 solicitações de serviços das quais foram atendidas 2.634 (94,6%).

Avaliação dos Serviços de TI em 2023

Em Março de 2023, o NPD realizou uma pesquisa de satisfação com relação aos serviços de TI entre 25 dos seus maiores usuários.

A história da internet na UEM

A Universidade Estadual de Maringá e as grandes redes de computadores internacionais - O começo de tudo: a BITNET