Grupo de Desenvolvimento Tecnológico em Energias Inteligentes
Área de Atuação:
O GDT Energias Inteligentes atua fortemente na busca de inovações voltadas para o:
- Desenvolvimento de soluções sustentáveis em novos materiais para a coleta de energia limpa.
- Desenvolvimento de Soluções sustentáveis para a construção de dispositivos de coleta e conversão de energia limpa.
- Desenvolvimento de soluções sustentáveis para promover o uso racional de energia e matérias primas.
Objetivos:
Os objetivos do GDT Energias Inteligentes estão diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), como segue:
- ODS 6 – Água Potável e Saneamento
- Criar soluções que levem o melhoramento de processos, com foco no uso racional de energia
- ODS 7 – Energia Limpa e Acessível
- Criar soluções em coleta e conversão de energia limpa, com foco no desenvolvimento de novos materiais e dispositivos
- ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
- Construir um ecossistema colaborativo e criativo para propiciar inovações à indústria de energia limpa, visando o desenvolvimento sustentável
- ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
- Criar soluções que levem ao uso racional de energia e matérias primas, visando o desenvolvimento sustentável
- ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
- Criar soluções inovadoras em coleta, conversão de energias limpas e uso racional de energia que contribuam efetivamente para mitigar os efeitos advindos das mudanças climáticas.
Patentes:
- MOTOR DO TIPO TESLA PURAMENTE MAGNÉTICO
- Descrição: motor destinado a transformação de energia térmica em energia mecânica/elétrica explorando a transição de fases de um material magnético e sua interação com um ímã permanente.
- Aplicação: utilização da energia térmica à baixa temperatura, como energia solar ou rejeitos térmicos industriais, para a produção de potência mecânica ou energia elétrica.
- Diferenciais: (1) utilização de um circuito magnético (ímã permanente) em uma configuração que possui duas regiões de alto campo magnético; (2) utilização de trocadores de calor do tipo leito poroso, os quais propiciam maior taxa de transferência de calor entre o fluido e o material magnético.
- Número no INPI: BR2020190225926
- DISPOSITIVO PARA MEDIÇÃO DE DIFUSIVIDADE TÉRMICA DE MATERIAIS SÓLIDOS
- Descrição: equipamento que permite o uso de um método simples para obtenção de difusividade de materiais isolantes e materiais condutores térmicos, em um equipamento compacto, de baixo custo e de fácil operação.
- Aplicação: determinar a difusividade térmica de diferentes materiais sólidos isotrópicos, tais como a grande maioria dos polímeros, cerâmicas, metais e compósitos. A difusividade térmica média pode ser aproximada também para materiais heterogêneos e anisotrópicos com o auxílio de métodos numéricos.
- Diferenciais: (1) não utiliza fontes luminosas (como lasers e lâmpadas de infravermelho); (2) não necessita de um corpo de prova padrão com propriedades térmicas conhecidas para obtenção da difusividade térmica da amostra (com diferentes geometrias permitidas) em análise.
- Número no INPI: BR2020240046132
- DISPOSITIVO PARA MEDIÇÃO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS DE POLÍMEROS E COMPÓSITO
- Descrição: Esse equipamento de medição consiste em um conceito simples, compacto e de baixo custo, no qual, uma pastilha termoelétrica fornece calor a uma amostra de propriedades térmicas desconhecida. O fluxo de calor é transferido desta amostra para um corpo padrão com parâmetros de condutividade e densidade pré-determinados.
- Aplicação: Obtenção da condutividade térmica, difusividade térmica e calor específico de polímeros e compósitos.
- Diferenciais: Um equipamento que pode realizar estas medidas de propriedades térmicas a partir de uma unidade simples, compacta e isolada, o que facilita a sua alocação em qualquer laboratório ou indústria, ou até mesmo o seu deslocamento para medição em diferentes situações de campo.
- Número no INPI: BR2020210212808
- SECADOR TÉRMICO POR FUSO AQUECIDO
- Descrição: Equipamento secador horizontal destinado ao transporte e secagem por meio da passagem de gás ou vapor em temperatura elevada no interior do fuso, trocando calor de forma indireta por condução ou de forma direta e indireta, por condução e convecção.
- Aplicação: Secagem de sólidos ou líquidos empregados em processos industriais.
- Diferenciais: O equipamento é modular, já que é possível alterar suas dimensões e, consequentemente, sua capacidade de secagem, permitindo que o secador atenda à diferentes demandas e opere em diferentes escalas de produção.
- Número no INPI: BR2020120074023
- REGENERADOR MECANOCALÓRICO COMPRESSIVO
- Descrição: Este regenerador possui um conjunto para aplicação de pressão de forma alternada no material mecanocalórico compressivo introduzido na matriz regenerativa e um sistema de controle de parâmetros capaz de fornecer as condições ideais de monitoramento e armazenamento dos dados desejados durante a análise, como temperatura, tempo de aplicação e alívio de pressão, pressão e vazão do fluido de troca térmica (HTF) na entrada e na saída.
- Aplicação: Atuar como bomba de calor ou refrigerador em processos indistriais.
- Diferenciais: Utiliza de um refrigerante em estado sólido, explorando suas propriedades barocalóricas de interesse. As características desse refrigerante envolvem um baixo potencial para aquecimento global, uma vez que, não emite gases nocivos ao meio ambiente.
- Número no INPI: BR202022020030
- DISPOSITIVO FOTOVOLTAICO COMPOSTO POR BiFeO3-PbTiO3, UM MATERIAL COM ESTRUTURA PEROVSKITA
- Descrição: dispositivo de coleta de energia solar fotovoltaica composto de filmes finos policristalinos mono e multicamadas, à base do óxido multifuncional BiFeO3-PbTiO3.
- Aplicação: construção de dispositivos coletores de energia solar fotovoltaica na forma de painéis e placas.
- Diferenciais: dispositivo de fácil montagem, elevado rendimento na conversão de energia solar em energia elétrica, alta estabilidade térmica, robustez e resistência a intempéries.
- Número no INPI: BR10202101025
Consultorias:
- Consultoria especializada em gestão de recursos energéticos.
- Consultoria voltada ao emprego de práticas que levem ao uso racional de energia.
- Consultoria para o desenvolvimento de novos equipamentos/dispositivos.
Parceiros:
- HSensor
- Smart Research Lab
- NAPI Energia Zero Carbono
- Smart Sensor Design
Integrantes:
- Cléber Santiago Alves;
- Eduardo Radovanovic;
- Flávio Clareth Colman;
- Gustavo Sanguino Dias;
- Ivair Aparecido dos Santos;
- Luiz Fernando Cótica;
- Sandro Rogério Laustenschlager;
- Sílvia Luciana Fávaro Rosa.
Esse grupo de pesquisadores está comprometido com pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo em energias limpas e uso racional de energia, buscando constantemente alternativas em novas e inovadoras tecnologias que sejam economicamente viáveis e ambientalmente amigáveis.