Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O esclarecimento da importância da contabilidade e os aspectos relacionados, como tributário e societário entre outros abrangidos por essa ciência, em linguagem simples pode ser um dos motivos que diferencia um empreendimento e contribui para o sucesso do negócio.
O NAF-UEM, como projeto de extensão, orienta e assessora, principalmente, microempreendedor individual (MEI) e potenciais empreendedores e empreendedores que estão em estágio inicial do seu negócio (plano de negócio), realizando um diagnóstico contábil-fiscal e orientando sobre os aspectos tributários, contábeis e societários atinentes à pessoa jurídica. Em menor escala, também orientamos e assessoramos pessoas de baixa renda e pequenos proprietários rurais, bem como prestamos orientações às demais contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, em especial organizações do terceiro setor.
Nossa integração ao HUB de Inovação Fronteira como um Grupo Estratégico possibilitará a oportunidade para o público-alvo deste Hub, a análise e orientação contábil, societária e tributária do projeto ou do empreendimento. Considerar os aspectos contábeis, societários e tributários desde a concepção de um projeto ou do início de um empreendimento é o momento propício para obter vantagem competitiva por meio do planejamento tributário, elisão fiscal e estabelecer práticas de compliance contábil-societário.

Objetivo:

Atuar com a análise e orientação contábil, societária e tributária em projetos de negócios ou de empreendimentos em fase de desenvolvimento, para o público-alvo e participantes do Hub Inovação Fronteira.

Público-Alvo:

Pesquisadores, discentes e docentes que possuam projetos voltados para inovação, startups, empresas de base tecnológica e empreendimentos em fase de plano de negócio.

Atividades Desenvolvidas:
O NAF-UEM desenvolverá análise diagnóstica, de modo personalizado e individual para cada situação requerida, do projeto ou do empreendimento com o propósito de prestar orientação de natureza contábil, societário e tributário às empresas participantes do Hub de Inovação Fronteira. Assim, a atividade de análise diagnóstica requer informações iniciais do interessado para que essas sejam estudadas com base em fundamentos legais e, como serviço de entrega, ocorra a orientação de modo assertiva e com comunicação objetiva.

Formas de interação: 
Palestras, cursos, orientações, participação em eventos, mentorias e estudos técnico-científicos.

Integrantes do grupo: 
- Profa. Dra. Simone Leticia Raimundini Sanches (DCC)
- Profa. Msc. Mara Cristina Piovesan Cortezia (DCC)
- Alunos participantes do NAF