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"II Congresso Brasileiro de Cidadania Fiscal: Estratégias para a Educação Fiscal e Controle Social dos Gastos Públicos" e "V Seminário de Educação Fiscal do Litoral Norte Paulista"
- Os seguintes resumos foram apresentados durante o "II Congresso Brasileiro de Cidadania Fiscal: Estratégias para a Educação Fiscal e Controle Social dos Gastos Públicos" e "V Seminário de Educação Fiscal do Litoral Norte Paulista", que ocorreram entre as datas de 15 e 16 de Agosto – 17 de agosto no SESI São José dos Campos e Teatro Mário Covas em Caraguatatuba, com um público alcançado de 882 pessoas, composta por servidores públicos federais, estaduais e municipais.
Coordenação: Marcílio Hubner de Miranda Neto; Ana Cristina Zuccaro; Carlos Vinício; Lacerda Nacif;
Comissão Organizadora: Margarete Iung Lopes; Wagner Ronaldo Ferrarezi; Marilaine Corrêa Tenório Calvi; Roseni Gentilin Pintinha; Isabel Ferreira da Silva Chagas; Ana Vanessa Deffaccio Rodrigues; Paloma Carpena de Assis; Cristiane Vanessa Candida Borges; Thais Soares da Silva; Débora de Mello Gonçales Sant’Ana; Reinaldo de Castro
Soriani; Cristiane Ambrósio de Campos;
- “Governança Local: o papel do Observatório Social de Maringá” — Paloma Carpena de Assis;
- “Por que utilizar música e poesia para falar de cidadania, ciência e meio ambiente?” — Robson A. Leite; Marcílio Hubner Miranda Neto;
- “Música e Poesia para falar de Cidadania, Ciência e Meio Ambiente” — Robson A. Leite; Marcílio Hubner Miranda Neto;
- “Dramatizando a Cidadania fiscal” — Luma Medina Volpato; Marcílio Hubner de Miranda Neto; Ana Paula Vidotti;
- “Porque um físico se tornou barqueiro fiscal?” — Robson A. Leite; Marcílio H.M. Neto;
- “O MUDI na propagação da cidadania” — Mônica Oliveira Teles; Vinícius Silva Guizellini; Débora de Mello Gonçales Sant’Ana; Marcilio Hubner de Miranda Neto;
- “O Auto da Barca do Fisco: uso da dramatização na formação para a cidadania” — Alice Milani Nespollo; Marcílio Hubner de Miranda Neto; Karen Fernanda Ramos Pereira;
- “Teatro: um palco onde se aprende e se ensina” — Leandro Henrique Romão; Sônia Trannin de Mello; Marcílio Hubner de Miranda Neto; Isabel Ferreira da Silva Chagas;
- “Formatando projetos para incentivar o exercício da cidadania utilizando como ferramentas a música e a poesia” — Marcia Clotilde Facci Capelette;
- “Observatório Social de Suzano: criação e primeiras ações” — Carmem Midori Ferreira; Riccardo Trecco; Natália Carnevale; Luis Fernando Otero;
- ”Cidadania: sensibilizando através da música e da poesia. Um relato sobre o Projeto de Extensão ‘Música, Poesia e Cidadania’” — Marcia Clotilde Facci Capelette;
- “A Universidade contribuindo na formação do cidadão através da extensão universitária: o caso específico do projeto ‘Música, Poesia e Cidadania’” — Marcia Clotilde Facci Capelette; Bianca Burdini Mazzei;
Educación Fiscal y cohesión social Experiencias de América Latina
Os presentes artigos constituem a primeira iniciativa internacional para sistematizar e difundir algumas das experiências mais consolidadas de educação fiscal na América Latina. Espera-se que com as experiências relatadas possam servir de insumo para outros países, gerando um maior reconhecimento dos esforços realizados e sensibilizem sobre a importância da Educação Fiscal na promoção da Coesão Social.
- El Programa Nacional de Educación Fiscal de Brasil — por Antonio Henrique Lindemberg Baltazar, Auditor Fiscal de la Receita Federal de Brasil, Mónica de Aquino, Analista Tributario de la Receita Federal de Brasil
- El Observatorio Social de Maringá: haciendo viable la cohesión social — por Decio Rui Pialarissi, Auditor Fiscal de la Receita Federal do Brasil, cofundador del Observatorio Social de Maringá