"Educação Fiscal na UEM 16 anos" esteve presente no EAIC 2019!
- https://www.uem.br/educafiscouem/events/eventos-realizados/copy_of_proximos-eventos
- "Educação Fiscal na UEM 16 anos" esteve presente no EAIC 2019!
- 2019-10-10T00:00:00-03:00
- 2019-10-11T23:59:59-03:00
- Quando 10/10/2019 até 11/10/2019 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde Dacese - UEM
- Pessoa de contato Marcílio Hubner
- Telefone de contato (44) 3011-4569
- Participantes Prof. Dr. Clóves Cabreira Jobim Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Estadual de Maringá Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto Professor Titular do DCM Universidade Estadual de Maringá Profª. Deolinda Cornicelli Buosi Professora de Artes Secretaria de Estado da Educação
- Site Visite o site do evento
-
Adicionar evento ao calendário
iCal
Sustentabilidade é uma palavra que pode ser interpretada sobre diversas vertentes, do ponto de vista social pode se dizer que representa o conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades sociais e garantir os direitos sociais por meio do acesso aos serviços básicos, como educação, segurança, moradia, lazer e saúde. Do ponto de vista ambiental refere-se a maneira como os seres humanos agem na utilização dos bens naturais para atender suas necessidades, de forma que não agrida o meio natural e garanta e garanta sua utilização pelas futuras gerações.
A garantia dos direitos sociais, bem como os investimentos para garantir a melhoria da qualidade de vida da população com o menor impacto possível no meio ambiente natural são temas de interesse direto da Educação Fiscal, pois uma sociedade consciente de seus direitos e deveres é uma sociedade com o poder de decidir seus rumos. Neste sentido, a Educação Fiscal visa conscientizar os cidadãos sobre a importância dos tributos que todos pagam, inclusive os mais pobres, para a manutenção das atividades do Estado, sem as quais nenhum direito social seria garantido e sem os quais não haveria recursos para investir em pesquisas e ações preservacionistas, ou ainda para realizar o trabalho de fiscalização e punição de pessoas e empresas que desrespeitam os direitos humanos, os direitos sociais ou que agridem deliberadamente o meio ambiente.
Busca também conscientizar sobre a importância de cada cidadão atuar como um fiscal que acompanha o orçamento público, participa da decisão das prioridades do investimento público e fiscaliza a aplicação dos recursos públicos para evitar a sua má aplicação, os desvios e até mesmo o roubo do dinheiro público.
No dia 10/10 às 10h30 no DACESE Professora Deolinda Cornicelli Buosi palestrará sobre "A Educação Fiscal no Contexto das Ações Pedagógicas da Escolas e a Formação Cidadã". No dia 11 das 15h30 as 17h30 será a vez do projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional discorrer sobre os 16 anos de Educação Fiscal na UEM e de apresentar para o público a Peça de teatro “O auto da Barca do Fisco” que de maneira bem humorada crítica a corrupção no Brasil e põe em destaque a importância do ensinamentos da Educação Fiscal de maneira que os cidadãos possam compreender a importância social e econômica dos tributos, os quais se bem aplicados garantem acesso aos bens e serviços públicos para toda a população.
Também no dia 10 às 14h00 o Professor Marcílio Hubner de Miranda Neto fará parte de uma Mesa redonda do EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica cuja temática Central é "Ciência e Inovação Para Uma Sociedade Sustentável". O Professor Marcílio abordará as relações entre Neuroética e Sustentabilidade Social e Ambiental. Buscará fazer com que o público possa refletir sobre o que se passa com o cérebro de corruptos que roubam o dinheiro público e ou de pessoas que agridem o meio ambiente.