+

Honduras

 

 

 

No ano de 2007 o Ministério de Fazenda formou uma comitiva para assessorar Honduras na implantação do Programa Nacional de Educação Fiscal.

A comitiva foi composta por 3 representantes da Receita Federal, por 2 professores do Ensino Básico e um professor universitário, no caso o professor Marcílio Hubner de Miranda Neto da UEM.

Durante as ações realizadas naquele país coube ao professor Marcílio realizar palestra sobre Educação Fiscal no contexto interdisciplinar, produzir um texto de reflexões sobre as universidades e a Educação Fiscal, colaborar em dinâmicas de grupo visando a produção dos cadernos de Educação Fiscal de Honduras e versar a peça de teatro O Auto da Barca do Fisco para a cultura hondurenha, bem como selecionar um grupo de trabalhadores do Ministério da Fazenda de Honduras e de professores do Ensino Básico e montar a peça.


No ano de 2008 o Ministério de Fazenda enviou o servidor David Gerezano Carvajal para se capacitar no Brasil, o mesmo foi recebido e participou de atividades promovidas por docentes da UEM e do Observatório Social de Maringá, de maneira a liderar as ações do programa de Educação Fiscal naquele país.

No ano de 2009, o professor Marcílio e o auditor fiscal Décio Ruy Pialarisse retornaram a Honduras para um conjunto de atividades sensibilização e formação de lideranças para o programa de Educação Fiscal entre professores do Ensino Básico e universitário, servidores do SAR – Servicio de Administración de Rentas de Honduras e entre estudantes universitários, bem como para colaborar com a validação dos materiais de Educação Fiscal. Foram solicitadas palestras com o tema “A interdisciplinaridade e a construção da Cidadania Fiscal” e “O uso do teatro, de músicas e poesias na Educação Fiscal”.
Na ocasião foi também apresentada a peça de teatro “El Auto de la Barca del Fisco” que havia sido montada por professores e estudantes que integravam o grupo de teatro da Universidade Tecnológica de la Ceiba”.

Em 2015 foi solicitado a UEM que coordenasse e certificasse uma “Jornada Hondurenha de Cidadania Fiscal: Ética Neuroética, Educação Fiscal e a Construção da Cidadania” a qual foi realizada em módulos de maneira a contemplar a capital e diversas cidades do interior de Honduras com alcance de 417 pessoas-professores e alunos do Ensino Superior, professores do Ensino Básico, bem como trabalhadores do fisco de Honduras. Ações similares foram realizadas em 2016 e 2017.
Cabe destacar que por diversas vezes representantes do Programa de Educação Fiscal de Honduras foram convidados para palestrar em eventos de Educação Fiscal realizados no Brasil.


Merece destaque o fato de no ano de 2016 um grupo de atores profissionais, o grupo cultural Copaneco, da cidade de Santa Rosa em Honduras haver montado uma nova versão da peça, mediante atualização realizada pelo autor Marcílio Hubner com a colaboração dos servidores da SAR Honduras: Maribel Bonilha e David Gerezano Carvajal.

Para produção da versão hondurenha 2015 o autor e os colaboradores se conectavam via Hangout do Facebook e discutiam cada trecho da peça buscando ressignificar para a cultura e os fatos políticos de Honduras. A diretora da peça também se conectava via Hangout do Facebook e com isto o autor podia conversar com os atores e colaborar na definição das atitudes das personagens.

A peça teve 20 apresentações e alcançou um público de 3550 pessoas, todas de público espontâneo que inclusive pagou ingresso para ajudar o grupo a recuperar o investimento em figurinos e cenários.

Neste ano de 2019 uma nova montagem se encontra em curso na cidade de San Pedro sula por servidores do SAR de Honduras.

Como em Honduras existem problemas ambientais e fiscais muito similares aos nossos, produzimos uma versão em espanhol do livro “Brejo Alegre: um rio em perigo” que se encontra disponível nos seguintes endereços eletrônicos para as pessoas que quiserem ler ou utilizar em suas atividades pedagógicas que utilizem o espanhol:

https://issuu.com/jocemardonascimento/docs/charco_feliz

https://issuu.com/educacaofiscaluem/docs/ciudadania_5_estrellas

Em Honduras “Charco Feliz: um rio em peligro” é parte da coleção “Ciudadania 5 Estrellas” que foi impressa e vem sendo distribuída como parte do material do programa nacional de Educação Fiscal de Honduras, como já mencionado anteriormente a UEM coopera com o Programa Nacional de Educação Fiscal de Honduras desde sua fase de implantação em 2007 e esta cooperação tem sido continua até a presente data.

 

"Las Universidads y Educación Fiscal"

 

Este texto contendo reflexões sobre o Papel da Universidades na formação de profissionais comprometidos com os princípios da Educação Fiscal foi escrito pelo Professor Doutor Marcílio Hubner de Miranda Neto em 2007, ocasião em que iniciou seu trabalho representando a UEM no processo de colaboração com a implantação do Programa de Educação Fiscal de Honduras. Sua leitura ainda é muito pertinente para os dias atuais.

 

"La Barca del Fisco" - Versión Hondureña - 2015

Versión para la cultura hondureña - 2015

Texto de obra teatral disponible para todos los que quieran montar esta obra de teatro en español.

 

"Ciudadania Cinco Estrellas: Charco Feliz un río en peligro"

"Ciudadania Cinco Estrella: Charco Feliz un río en peligro" é a versão em língua espanhola da obra "Brejo Alegre: um río em perigo", destinado à circulação em Honduras e produzido pelo Servicio de Administración de Rentas do país. A obra trata de temas em comum entre educação fiscal e sustentabilidade.

Em Honduras “Charco Feliz: Un Rio en Peligro” é parte da coleção “Ciudadania 5 Estrellas” que foi impressa e vem sendo distribuida como parte do material do Programa Nacional de Educação Fiscal de Honduras. Como já mencionado anteriormente, a UEM coopera com o Program Nacional de Educação Fiscal de Honduras desde sua fase de implantação em 2007 e esta cooperação tem sido continua até a presente data.

 

 

 

 

Distribuição do livro “Charco Feliz: Un Río en Pelígro” em Honduras. Foram distribuídos 4000 exemplares distribuídos de 2016 a 2019. Mais 2.000 exemplares em fase de produção.

Tegucigalpa, Honduras, 06 de septiembre de 2019

Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto

Coordinador de Educación Fiscal

Universidad Estatal de Maringá

 

Estimado Doctor Hubner,

Por medio de la presente extiendo un cordial saludo y aprovecho la oportunidad para felicitarle por el esfuerzo que usted y su equipo de trabajo emplean para hacer de Latinoamérica una sociedad más justa y solidaria.

El motivo de mi comunicación es para hacer de su conocimiento que a la fecha la Administración Tributaria hondureña realizó un primer tiraje del libro Charco Alegre, traducido al idioma español, en el año 2016. Dicha reproducción fue financiada con fondos del Banco Interamericano de Desarrollo (BID) y consta de CUATRO MIL (4,000) ejemplares que se han distribuido escuelas de diversas zonas del territorio nacional.

A su vez se ha contemplado para el año en curso una reproducción de DOS MIL (2,000) ejemplares más los cuales serán financiados con fondos nacionales.

En mi condición de Jefe del Programa de Formación y Capacitación del Servicio de Administración de Rentas extiendo un agradecimiento en nombre de la Administración Tributaria y el mío propio por sumarse con su apoyo a los objetivos institucionales de crear en Honduras una cultura cívico fiscal que permita visualizar a los impuestos como la principal herramienta de solidaridad para la transformación

De nuestro Pueblo.

 

 

 '

Relatórios: