2019
Docentes da UEM
- Carmem Patrícia Barbosa, fisioterapeuta, especialista em morfologia aplicada a reabilitação física, mestre e doutora em Ciências Biológicas. Professora de anatomia humana do departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como Espanhola e Prefeita Boa desde 2015.
- Débora de Mello Gonçales Sant’ana, professora do departamento de Ciências Morfológicas, pró-reitora de extensão e cultura, atua nos eventos de Educação Fiscal como palestrante com o tema: “O Cérebro Ético”.
- Edinaldo Michellon, professor do departamento de agronomia, atua como palestrante com o tem “Moneycentrismo e como isso pode conduzir em direção a má utilização dos recursos públicos”, faz parte da equipe desde 2018.
- José Santo Dal Bem Pires, professor adjunto de administração com ênfase em Administração Pública.
- Kerla Mattiello, professora no departamento de Ciências Contábeis, participa como palestrante de Educação Fiscal e coordenação de eventos.
- Marcílio Hubner de Miranda Neto, iniciou suas atividades em Educação Fiscal no ano de 2003. Atuou na coordenação e como palestrante no 1º Seminário Paranaense de Educação Fiscal, o qual o projeto foi elaborado e certificado pela ONU. Desde então, coordenou e palestrou com palestras show em diversos eventos de Educação Fiscal no Brasil, em Cabo Verde, no México e em Honduras. É autor das peças de teatro educativo “O Auto da Barca do Fisco” e “A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira” e idealizador do projeto “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania Fiscal e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional” e “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional”. Colaborou com a implantação do Programa Nacional de Educação Fiscal em Cabo Verde, participando das equipes de planejamento e coordenação de diversas ações educativas de disseminação dos princípios de Educação Fiscal, visando a construção do programa; este trabalho culminou na elaboração dos cadernos de Educação Fiscal de Cabo Verde, com o qual, também colaborou na escrita. É professor titular do departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá, coordenador de Educação Fiscal, representante da UEM juntamente com a Secretaria de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e o Ensino Superior. Idealizador e curador do Museu Dinâmico Interdisciplinar.
- Roberto Rivelino Martins Ribeiro, professor do departamento de Ciências Contábeis, participa como palestrante de Educação Fiscal e coordenação de eventos.
- Simone Letícia Raimundini Sanches, professora do departamento de Ciências Contábeis, participa como palestrante de Educação Fiscal, e coordenação de eventos.
Docentes de outras instituições
- André Luís Schmidt da Silva, biólogo e professor da Unicesumar. Atua na comissão organizadora de eventos sobre Cidadania Fiscal, palestrante e interprete do projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como Arcanjo Rafael, Auditor Ruim, Prefeito Pirata, Preguiçoso, Deputado e Lúcifer, desde 2012.
- Helenton Cristhian Barrena, doutor em Ciências Biológicas pela UEM e professor no Centro Universitário Ingá (Uningá). Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” interpretando Auditor Ruim, Deputado, Prefeito Pirata e Arcanjo Miguel desde 2009.
- João Lúcio da Silva, professor de Educação Física em Paranavaí. Membro da Associação dos Amigos do Mudi, palestrante e organizador de eventos.
Técnico administrativos da UEM
- Enéias Ramos de Oliveira, técnico de nível superior da Universidade Estadual de Maringá, aposentado. Atua no projeto “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania Fiscal e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional” desde 2005 e atua como interprete do projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como Arcanjo Miguel e do Deputado.
- João Batista Alves de Assis, biólogo, técnico de nível superior em técnicas anatômicas da Universidade Estadual de Maringá. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como o Preguiçoso desde 2005.
- Marcelo Henrique Galdioli, jornalista e radialista da Rádio Universitária FM. Atua como interprete do personagem Lúcifer do projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” desde a estreia em 2004. Colabora como palestrantes em diversos eventos de Educação Fiscal e é o mestre oficial de cerimônias dos Seminários Paranaenses de Educação Fiscal. Atua no programa “Socializando o Conhecimento Científico pôr Meio do Rádio” o qual destina vários programas para as temáticas da Educação Fiscal.
- Marcia Clotilde Facci Capelette, servidora aposentada UEM e mestre em Políticas Públicas pela UEM. Sua dissertação foi relacionada ao Controle Social dos Gastos Públicos, realizada pelo Observatório Social. Publicou vários trabalhos e resumos em anais de congressos envolvendo a forma utilizada pelo Grupo Abaecatu para fazer Educação Fiscal. Iniciou suas atividades no projeto “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania Fiscal e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional” no ano de 2005. Desde então, atua como declamadora em palestras shows e nos espetáculos “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania Fiscal e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional” e “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional”, como personagem. Escreveu poesias especificas para o projeto.
- Margarete Lopes Yung, técnico administrativo da Universidade Estadual de Maringá. Atua como palestrante e na organização de eventos de Educação Fiscal.
- Marilaine Corrêa Tenório Calvi, técnica de nível superior, secretária da escola de música, atua como vocalista no grupo Abaecatu e interprete no projeto “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional”.
- Reinaldo de Castro Soriane, engenheiro de produção e mestre em Engenharia Urbana; servidor técnico da UEM. Atua na comissão organizadora de eventos de Educação Fiscal e no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como iluminador, sonoplasta e figurinista.
- Tijolo - José Ribeiro da Costa, servidor técnico administrativo do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, atua como vocalista no grupo Abaecatu e interprete no projeto “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional”.
- Walmir Francelino Motta, contador da Universidade Estadual de Maringá e professor titular do Centro Universitário de Maringá.
Discentes da UEM
- André Inácio, estudante de Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, voluntário no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional”, atua como interprete na peça “O Auto da Barca do Fisco”.
- Heloísa Brosso, estudante do curso de Comunicação e Multimeios, na Universidade Estadual de Maringá, bolsista do programa “Socializando o Conhecimento Cientifico por meio do Rádio”.
- Milena Ricioli Ribeiro, estudante de Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá, bolsista do projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional”, atua como interprete na peça “O Auto da Barca do Fisco”.
- Natália Quiarati, estudante de Comunicação e Multimeios, bolsista trabalha na Assessoria de Comunicação da UEM
- Vallentina Oliveira, estudante de biologia, bolsista no projeto “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional”.
Discentes de outras instituições
- Rodolfo Molinari Hubner, estudante de Direito da Pontífice Universidade Católica, atua como interprete do projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” e na organização de eventos, desde 2007.
Participantes de outras instituições
- Marcos Luchiancenkol, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – Maringá, onde é representante local do Programa Nacional de Educação Fiscal. Voluntário e um dos fundadores do Observatório Social de Maringá. Atua como palestrante e interpreta, desde 2004, no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” com os personagens Auditor Corrupto e Advogado Deputado.
- Rafael de Abreu Sbelutti, formado em Processos Gerenciais e graduando de História; servidor técnico do Unicesumar. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como o personagem do Preguiçoso, e colabora com a elaboração e palestras em viagens e eventos desde 2018.
- Rosa Fátima dos Santos, economista, advogada e mestre em Teoria Econômica. Auditora fiscal da Receita Estadual – Maringá, coordenadora fiscal da Receita Estadual, coordenadora da área de educação e cultura do Observatório Social de Maringá e pesquisadora da área da Cidadania Fiscal. Participa como palestrante nos eventos de Educação Fiscal e no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como o Prefeito Pirata e a Prefeita Boa desde 2004.
- Walmirá Ribeiro dos Santos, contador, técnico de informática na Receita Federal do Brasil – Maringá desde 1976. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como interprete do Arcanjo Miguel desde 2004.
Comunidade externa
- David Gerezano Carvajal, assessor de assuntos pedagógicos e Cooperação Internacional em Direção Executiva de Ingresso. Coordenador do projeto de Cidadania Fiscal em Honduras.
- Isabel Ferreira da Silva Chagas, economista; graduada pela UEM; seu trabalho de conclusão de curso teve como tema “O Controle Social das Finanças Públicas: uma ilustração para o Município de Maringá“. Durante a realização de sua especialização em MBA em Gestão de Pessoas, no departamento de administração da UEM, colaborou com a implantação do Programa Nacional de Educação Fiscal em Cabo Verde, participando das equipes de planejamento e coordenação de diversas ações educativas de disseminação dos princípios de Educação Fiscal, visando a construção do programa; este trabalho culminou na elaboração dos cadernos de Educação Fiscal de Cabo Verde, com o qual, também colaborou na escrita. Presidente da Associação dos Amigos do Mudi, coordenadora e palestrante em diversos eventos de Educação Fiscal. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” desde 2011 como interprete do Arcanjo Rafaela, Espanhola, Auditora Boa e Prefeita Boa.
- Karen Fernanda Ramos Pereira, iniciou suas atividades de Educação Fiscal no ano de 2011 ainda no primeiro ano de graduação de Enfermagem. Participou do projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” durante todo seu período de aluna da UEM. Após este período, realiza vários trabalhos em diferentes países, contudo nos períodos que permanece no Brasil continua suas atividades como voluntária interpretando personagens no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como Arcanjo Rafaela, Preguiçoso e Prefeita Boa e colaborando nas ações administrativas de Educação Fiscal da UEM.
- Maribel Bonilha, servidora do Serviço de Administração de Renda de Honduras.
- Paulina Croceta Biazin, Professora aposentada da Rede Pública do Estado do Paraná. Coordenadora do Concurso de Redação de Educação Fiscal desde 2010. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” desde 2009 como interprete do Arcanjo Miguela, Espanhola e Prefeita Boa.
- Robson Antonio Leite, professor de Física e Informática no Ensino Médio e em cursos pré-vestibular em cidades do Paraná. Atua como monitor no Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) desde 2010 e nos projetos de Educação Fiscal “Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania Fiscal e Meio Ambiente no Contexto Nacional e Internacional” e “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como ator, iluminador, sonoplasta, organizador de eventos, editor, fotógrafo, diagramação e ações administrativas desde 2014.
- Roseni Gentilin Pintinha, pedagoga, especialista em Ensino Interdisciplinar e em Políticas Públicas. Foi coordenadora de projetos na Sociedade Eticamente Responsável – Maringá (SER) de 2008 a 2012. Hoje é Supervisora de Hotelaria Gerente de hotelaria do hospital Santa Casa de Misericórdia de Maringá. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” desde 2004.
- Sonia Dacome, professora aposentada do Estado do Paraná. Atua no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” como a Prefeita Boa e Preguiço desde o início de 2019.